sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Ser mãe... uma montanha-russa imensa!

Sou mãe, mas e agora???



Ansiedade, medo, angústia, preocupação, tristeza... peraí, todo mundo não fala da felicidade de ser mãe?! Claro que sim, essa é a melhor parte. O que ningúem diz é o misto de emoções que acomete a mulher que se torna mãe. Mas não se assuste, tudo isso é normal, inclusive hormonal (mas chegaremos nessa parte).

Vou contar um pouco da minha experiência e talvez você se identifique. Minha gravidez foi muito querida, planejamos ter um bebê e depois de alguns meses a tão esperada notícia, estava grávida! Que alegria!
Logo vieram tudo que o acompanha a gravidez, tanto as coisas boas quanto as ruins (como a azia, mas isso é assunto pra outro post).

No geral, a minha gravidez foi bem tranquila. Não engordei muito. E quando vi já estava chegando a hora do neném chegar! Meu menino não quis vir por vias de parto normal, então agendei a cesárea.
O momento de seu nascimento foi indescritível! Realmente emocionante, e eu fiquei sem palavras mesmo! E isso pra uma tagarela como eu não é coisa fácil.
Chorei, sorri. E quando cheguei no pós operatório não via a hora de subir para o quarto e poder pegar meu filho no colo! Já que na cesária ficamos com os braços amarrados e não dá pra pegar o filho (frustração!)

Quando cheguei no quarto, nem pensava na dor, apenas sentia uma imensa felicidade de ver aquela coisinha pequenina e linda, meu filho, que eu conhecia tão bem e que ao mesmo tempo estava conhecendo naquele momento. Felicidade essa que dividia com meu marido, tão emocionado quanto eu por ser pai.

Os dias no hospital foram difíceis, pois sofri bastante na recuperação da cesárea, sentia muita dor e sono, mas ainda muita alegria.

Finalmente a ALTA! Ai que alegria! Iria para casa com meu filhinho, poder cuidar dele! Chegamos em casa e... a ficha caiu! E agora??? Não sou nenhuma idiota, aprendi rápido a trocar a fralda e etc, mas eu não sabia ser mãe! Mas eu já era mãe! Que loucura! Lembro muito da frase de um seriado que gosto: "Eu sabia que ia ter um bebê, mas não sabia que o bebê iria me ter!"
E é essa a sensação, aquela coisa mais linda que você ama mais do que si mesma, depende só de você! Por mais que o pai, a avó, a família ajudem e sejam importantes, é de você que ele depende primordialmente! Uma razão obvia: amamentação! E você é a mãe, se algo acontecer de errado a primeira a ser culpada é a mãe, por mais que não seja sua culpa muitas vezes.

Sei que naqueles primeiros dias eu tive um misto enorme de emoções, apesar da felicidade e do amor pelo meu menino não diminuir nem um pouco, senti tristreza, medo, ansiedade. Aquela leve depressão pós parto, que passa em alguns dias ou semanas, tudo fruto dos hormonios que estão se ajustando novamente. Mas não se deve só aos hormonios, mas a grande mudança na vida e na rotina do casal!

Tudo é diferente:
Primeiro: a dor da cesárea! Sim, dói! Se você for daquelas que não sofreu, meus parabéns (e que inveja), mas no geral dói. Eu precisava de ajuda pra me deitar e levantar da cama.
Segundo: as dúvida na amamentação. Dói no começo, incomoda às vezes, ao mesmo tempo é prazeroso. 
Terceiro: cansaço físico e emocional. Como eu isse, tudo muda, primeiro as horas de sono! Dormir mais de 2 horas seguidas é luxo! Já que o nenem mama basicamente de 3 em 3 horas. Isso me causou um impacto emocional muito grande. Imaginem, eu preciso de 8h de sono pra ficar bem, e agora não durmo nem 6 horas (no total!). No começo isso foi terrível! Eu queria sumir e poder dormir, estava exausta, com dor da cirurgia! Confesso que cheguei a chorar de cansaço. 
Mas calma, passa, aos poucos fui me adaptando. Fui conhecendo meu filho, aprendendo a dar banho sem medo e ficando mais confiante.

Aos poucos, aquele famoso instinto de mãe foi aflorando. (não, não surge de um dia pro outro). 
O difícil mesmo foram as 2 primeiras semanas. Depois disse o corpo e o emocional foram se acostumando, e aqueles sentimentos sumiram, parte também porque os hormônios se estabilizam. 

Então não se assuste se você sentir outras coisas além de felicidade, e não se culpe (pois sim, a culpa é terrível). É normal! Num momento de desespero cheguei até a pensar, confesso, o que será que fui fazer da minha vida?? Tava tudo tão bem!!! (rs)
Mas tudo isso é adpatação. E passa, e realmente fica apenas a alegria... e o cansaço é claro rs

Agora se não passar, pode ser depressão pós parto, e precisar de acompanhamento médico. Então não se culpe e procure ajuda.

Poder conversar com alguém, marido, mãe, amiga, ajuda bastante também!!!

Comigo foi assim, e com vocês??

bjus

Mãe Moderna

2 comentários:

  1. Olá Mãe Moderna, tb tive esses 15 dias de angústia, frustração, irritação, raiva, medo, dor... e fui pesquisar... se chama Baby Blue... e se passar destes 15 dias é depressão pós-parto, daí vem a rejeição ao bebê... essa dificuldade de adaptação....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, acho q a maioria de nós passa por isso. É mta mudança né! Mas ao mesmo tempo de todo esse Baby Blue, tem a alegria, e isso compensa tudo!

      Excluir