sábado, 26 de outubro de 2013

Amamentação... tenho leite suficiente??

Olá,

esse tema já me deixou com os cabelos em pé!!! Como é difícil ser mãe de primeira viagem!!!

Como eu já disse no post anterior, nunca tinha me passado na cabeça em não ter leite para o meu filho, ou ter pouco, ou se quer verificar se tinha ou não!

E eu acho que toda a mãe nem deveria pensar nisso mesmo, é só fonte de stress, o que prejudica a produção de leite!!!

Vamos primeiro entender como é produzido o leite:

Durante a gestação o corpo da mulher vai se preparando para a amamentação. Você pode perceber que o seu seio aumenta de tamanho e até fica dolorido às vezes. Pro final da gestação, pode ser que vaze o colostro (primeiro tipo de alimento do bb), mas se não vazar tudo bem, isso não quer dizer que você não tenha.

Quando nasce o bb, é durante a sucção que uma glândula no cérebro da mãe é estimulada, pe liberando dois hormônios que faz produzir e descer o leite:
- prolactina: produz o leite;
- ocitocina: contrai os alvéolos nas mamas, fazendo sair o leite. (descida)

As mamas por dentro parecem um cacho de uva. Dentro dos alvéolos (uvas) é produzido e armazenado o leite. Por meio de canais o leite é transportado para depósitos que ficam atrás da aréola (parte escura do mamilo).

Por isso é importante a pega correta do bb, que já falei no post anterior, pois assim o leite é produzido e saí corretamente para o bb.

O colostro é um líquido transparente, rico em proteínas e defesas imunológicas.
Depois de uns 3 dias o leite desce, e ainda assim ele vai mudando de acordo com as necessidades do seu bb. ( a natureza é maravilhosa!)

Bem, mas e a quantidade???

Normalmente, e isso em 99% do casos, a mãe produz leite suficiente para o bb!

Anomalias, problemas físicos, são em menos de 1% dos casos. Então por que algumas mães não conseguem amamentar??

Bem, existem vários fatores. Algumas realmente não querem (sim existe, apesar de eu achar isso um absurdo pois o leite materno é o melhor para o bb, mas tudo bem).
O stress pode diminuir a produção do leite, então evitar esse tipo de situação é o ideal.
A pega errada do bb.
Os seios machucados, rachados, o que faz muitas mulheres desistirem ou pararem de amamentar por um tempo, diminuindo a produção.

Você sabe que tem leite suficiente se o bb está engordando! As consultas no pediatra são importante pra isso. MAAAAAASSSS, cuidado! Nem todo o bb tem a mesma taxa de ganho de peso, lembre-se que cada organismo é de um jeito! Conheço casos de bbs que engordam somente 100g por mês (o padrão é 750g). E a mãe tinha bastante leite, mas o bb é pequenino mesmo, já fez muitos testes e não tem nada de errado, é do biotipo dele mesmo.

Mas quando a mãe se encontra na situação que o bb não engordou o ideal, vem um problema sério: A NEURA!!! Eu sei, passei por isso!

Tive sérios problemas em escolher um pediatra (problemas com a balança, pois cada uma dava um peso diferente). Isso me deixava louca!!!

Na primeira pesagem do meu filho estava tudo bem, ele já havia recuperado o peso que todo bb perde nos 3 primeiros dias logo após o nascimento. Tinha engordado. OK.

Após uma semana, a pesagem! Ele tinha engordado somente 50g! Na hora eu fiquei em choque! O meu seio estava empedrando de tanto leite, mas nem me lembrei disso! Comecei a questionar se tinha leite suficiente. Lembro que o pediatra pediu para observar, apertar a mama de 5 em 5 minutos (durante a mamada) pra ver se tinha leite, e segundo ele tem que sair mais que uma gotinha.

Olha, eu cheguei em casa, fui dar de mamar e chorei muito!!! Chorei em cima do meu filho!

Foi aí que meu drama começou. Duvidei seriamente do meu leite. Cheguei a dar o Nan 1 (30 ml) umas 3 vezes naquela semana pro meu filho, e me doía o coração!

Alguns dias depois fui em outro pediatra, e na balança meu bb tinha engordado 500g gramas! Era uma diferença absurda. Comentei com o médico da outra balança e ele me disse que a balança digital pode dar erro, pois só de colocar o bb de um lado mais que outro já dá diferença.

Aí eu fiquei encucada. Qual estava certo??? Olha após 15 dias do nascimento do meu filho até 1 mês e 1 semana, eu vivi um drama! Toda a hora preocupada se tinha leite, se ele tava engordando!

E aí vc começa a complementar com Leite Artificial. Aí é a merda. Porque aí o bb começa a mamar menos no peito, e a produção adivinha?!!! Diminui.

Foi o que ocorreu comigo. Meu leite diminuiu e muuuuito! E sei que foi psicológico! Tentei de tudo pra fazer voltar, mas não consegui!

Eu tirava com a bomba e saía 50 ml, 30 ml (dos dois seios juntos!!!) o que é realmente pouco!
Outras mães tiram 100 ml de um só peito, entre as mamadas! Eu, nada...

E eu tinha! Isso que eu fico triste! Se tivesse ido no médico certo talvez nada disso teria acontecido eu eu estaria amamentando só no peito! Meu peito era enorme de tanto leite, vazava toda hora, o absorvente de seio não dava conta! Nem aquelas conchas de recolher leite! E infelizmente eu perdi.

Por isso eu digo, muito cuidado! Antes de enlouquecer, troque de pediatra. Vá em um confiável, com balança mecânica!

Saiba se você tem leite - DICAS:

- observe a pega do bb.
- observe o tamanho do seu seio, fica um pouco maior do que era antes.
- durante ou após o banho, veja se vaza leite.
- se você apertar a mama, veja se esguicha leite.
- vá num pediatra que te dê segurança.
- não complemente logo de cara! Espere e veja se realmente você não tem leite suficiente.
- para aumentar a produção dê os dois seios na mesma mamada!
- não encane se o seu seio parar de vazar durante o dia (fora o caso do banho, pois a água quente estimula a descida), depois de um tempo o seu corpo passa a produzir apenas o necessário para o seu bb. Sem desperdício (é aí que muitas mães acham que estão sem leite).

- Se você está realmente em dúvida compre uma boa bomba de tirar leite e veja. Isso pode te tranquilizar.



Agora, se você, como eu, apesar de tudo isso ainda assim não conseguir ter leite o suficiente, complemente sem culpa! O importante é o seu bb estar bem alimentado e saudável!!!






MM

2 comentários:

  1. Oiiii tudo bem?
    te encontrei no baby center...

    segue meu blog...que fala sobre este período de ser uma tentante
    http://escolhidospordeus1505.blogspot.com.br/


    Temos um grupo no face..onde conversamos..tiramos duvidas...compartilhamos nossos momentos de tentantes...ou mãe...

    Se quiser nos acompanhar..
    segue o link...
    https://www.facebook.com/groups/410512015724445/

    beijinhos
    Deus abençoe você e sua geração!!

    ResponderExcluir