terça-feira, 22 de outubro de 2013

Amamentação... como fazer??

Amamentar é o sonho de toda futura mãe. Mas devo confessar que só fui pensar bem no assunto assim que meu filho nasceu.

Claro, ninguém é besta e temos uma ideia do que é amamentar, mas eu não achei que pra mim seria tão difícil.

Mas vou logo explicar o porquê.

Durante a gestação eu me preocupava com o mamilo ser muito sensível e até fiz um pouco de esfoliação durante o banho. Isso é bastante controverso entre os Ginecologistas-Obstetras (GO). Alguns vão te recomendar passar bucha vegetal nos mamilos durante o banho. Outros vão dizer que é bobagem e não adianta nada.
A verdade é que não sei se realmente resolve, então é melhor conversar com o seu GO.

Bem, eu sempre achei que teria bastante leite, não era algo em que eu me preocupava, achava que seria tudo muito natural (como é) e eu tinha o famoso Colostro. Eu tinha que usar um algodão nos mamilos no fim da gestação pra não ficar sujando o soutien toda a hora pois vazava o meu colostro (é o primeiro alimento do seu bebê, atende suas primeiras necessidades e dura uns 3 dias após o parto).

Bem aí meu filho nasceu e me deparei com um problema que nem sabia que tinha: meu mamilo era plano!

Nunca nem tinha imaginado que tivessem diferentes tipos de mamilos! Que doideira! Pois é tem 3 tipos basicamente: o normal (com bico), se você tiver esse maravilha, fique muito feliz!; temos o plano (sem bico) e o invertido (o bico quando estimulado se retrai para dentro).

Nos dois últimos casos a amamentação fica um pouco mais difícil, mas não impossível.

Eu nem sabia, mas você pode usar aquelas conchas de recolher leite antes do bebê nascer, pois vai ajudando a formar o bico. Existem várias marcas, todas elas boas, procure a que você se adapte melhor.

Mas eu não tinha usado. Eu nem tinha comprado nada disso.

Aí se somou ao fato do meu bebê ter certa dificuldade em começar a mamar. Aí depende mesmo de cada neném. Alguns parece que já nascem sabendo e pegam rapidinho o peito. O meu demorou. Ele era sonolento e o fato de eu não ter bico dificultava muito a vida dele.

Fiz tudo o que as enfermeiras me aconselharam, segurava o peito com uma mão em forma de C e tentava dar o peito. Puxava o bico pra fora para formar e tentava dar. Tirava a roupinha dele para ele ficar acordado e mamar.

Nada disso ajudava muito. Eu fiquei bastante preocupada. Até que uma enfermeira me arrumou um bico de silicone.


Ah isso realmente ajudou. Ele pegou o peito. Mas eu ainda não tinha aprendido a famosa "pega correta".

Lá na primeira imagem que eu coloquei, mostra certinho como deve ficar a boca do bebê. Os lábios para fora, abocanhando a maior parte do mamilo (principalmente a de baixo) e não só o bico, com o queixo encostado no peito e o nariz livre para que ele possa respirar livremente.

Se o bebê não pegar corretamente o peito, além de machucar a mãe, ele pode não se alimentar direito, então isso é realemente importante e leva um certo tempo até a mamãe aprender, mas o importante é não desistir.

Outra coisa que há divergências é na posição de amamentar. Os pediatras sempre vão dizer que o certo é o neném mamar sentado, para evitar o refluxo. Mas você vai achar bem complicado colocar um recém-nascido todo molinho nessa posição.

A mãe deve sempre ficar sentada, amamentar deitada pode fazer muito mal para o bebê (refluxo), a não ser que você tenha algum problema e não consiga ficar sentada. É melhor amamentar deitada do que deixar de amamentar!

Posições: (lembre-se essa primeira é a menos recomendada!)
Eu achei mais fácil a terceira posição. Meu bebê se adaptou melhor a essa. 
Mesmo que o bebê fique um pouco deitado tente deixá-lo meio em diagonal, nunca completamente deitado para evitar voltar o leite.

O correto é amamentar em livre-demanda, o que quer dizer o quanto o bebê quiser.
Em cada pediatra que você for vai ouvir um modo diferente: amamente de 3 em 3 horas, amamente o quanto ele quiser, dê os dois seios na mesma mamada, dê primeiro um peito até esvaziar e depois o outro, dê por 15 minutos os dois peitos, dê 15 min um peito e depois mais 5 ou 10 minutos o outro....

As informações são muitas e confusas e vai deixar você de cabelo em pé. Fora que todo mundo tem um conselho pra dar o que piora ainda mais a situação!

O que eu aprendi: o bebê deve mamar quando quiser, se for de 1 em 1 hora, tudo bem. Com o tempo ele vai espaçar as mamadas. Porém ele não deve ficar mais de 3 horas (+ ou -) sem mamar. Se ele não acordar, então a mãe deve acordar o bebê para mamar.

De madrugada vai depender de você e do pediatra, alguns falam pra seguir a regra de não deixar passar 3 horas, outros para não acordar o bebê, se ele acordar então você dá.
Eu não acordei meu filho. Ele que acorda sozinho de madrugada para mamar. Ele acorda apenas uma vez (sorte minha) durante a noite. Ao poucos ele vai ajustar o sono e deixar de acordar de noite (se Deus quiser rs).

O ideal é esperar uma mama esvaziar para depois oferecer a outra. Isso pode ocorrer na mesma mamada, se sim sempre ofereça primeiro o peito que deu por último na mamada anterior. 
Mas você pode oferecer os dois seios na mesma mamada, principalmente se quiser aumentar a produção de leite, pois é a sucção do bebê que estimula a produção.

Mas cuidado, o excesso de leite pode levar ao empedramento (mastite) o que dói bastante!

O tempo da mamada varia de bebê para bebê, você vai ouvir mãe falando de bebês que ficam de 40 minutos a 1 hora mamando, e alguns que levam cerca de 5 minutos! Fique tranquila quando o seu bebê não quiser mais ele vai soltar o peito!

E principalmente, não dê ouvidos aos outros: procure o lugar onde você e seu bebê se sintam mais a vontade para amamentar! Se for no meio de muita gente ok, se for sozinha no quarto tudo bem também! As pessoas devem entender que esse é um momento muito especial e a vontade da mãe deve ser respeitada!

 - Fique num lugar tranquilo; 
- a poltrona deve ter um encosto alto para facilitar a pega; 
- você pode usar aquelas almofadas de amamentação, são muito boas mesmo! Ajuda a apoiar o bebê e dói menos o seu braço.
- aproveite para acariciar seu neném! Você pode conversar com ele, cantar, acariciar. Mas não se force, faça aquilo que sentir em seu coração.
- o bebê deve ficar confortável durante a mamada.
- é normal o bebê parar de vez em quando de sugar, ele está deglutinando e isso é o correto.
- Observe o bebê, se ele está fazendo bastante urina e está ativo então ele está bem alimentado. Mas lembre-se, no primeiro mês o bebê dorme de 15 à 18 horas por dia!
- se afaste de notícias ruims, tragédias, falar de doenças... tudo isso pode fazer seu leite diminuir, pois o stress pode diminuir a produção de leite! Então esqueça o noticiário! Você pode se dar ao luxo de não saber o que acontece, você tem uma preciosidade em casa que precisa de você todo o momento! Ele é a bola da vez, todo o resto pode esperar!

E lembre-se: não existe leite fraco! O seu leite é o melhor e o ideal para o seu bebezinho! E na quantidade certa, então não encane!!!! O psisológico é muito importante, então fique relaxada e se o seu bebê está engordando e saudável, então está tudo certo!

E é muuuuito bom amamentar!!! É um prazer imenso!!! Então aproveite!!!

Boas mamadas à todas!

MM

Nenhum comentário:

Postar um comentário