quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Pediatra... como escolher??

Parece bobo, mas não é! Como é difícil achar um pediatra confiável! Existem muitos, mas como em toda especialidade há bons médicos e nem tão bons médicos.

Primeiro conselho que dou: Escolha ANTES do bb nascer!!!

Eu deveria ter feito isso. Mas agora já foi, jajá conto minha experiência.

Pegue indicações com amigas e parentes! Veja se há algum bom do seu convênio. Marque uma consulta (mesmo sem o bb) e vá conversar com o médico. Pergunte como é feita a consulta com o bb, o que ele vai avaliar, o que é esperado do bb, de quanto em quanto tempo são as consultas e qualquer outra dúvida q vc tenha!

IMPORTANTE: Se o pediatra não der o celular ao final da consulta, não tenha vergonha e PEÇA! Se ele se recusar a dar o celular para uma eventual emergência, então não é bom médico!

Agora se vc, como eu, esperou seu filho nascer pra achar um pediatra, lá vai o que aconteceu comigo!

Primeiro q foi dificil achar uma indicação de pediatra que fosse do meu convênio. E as consultas eram bem caras! Mesmo o convênio dando reembolso ainda assim era caro.

O Primeiro q eu fui era um velhinho já, bastante seguro de si. Gostei do fato de ele me dar um papel explicando como amamentar, como dar banho, limpar o umbigo, fralda etc. Pra uma mãe de primeira viagem foi bem útil.

Além disso ele me tranquilizou de alguns "probleminhas" q meu filho teria (e não tinha) q o hospital achou. Um médico bem sério e não muito humorado, o q não me agradou muito devo ser sincera. Porém o q desestimulou foi a consulta custar 350,00 reais!  Sei q de longe não é o mais caro, mas ainda assim.

Bem, no dia seguinte levei em outro. Também particular. Esse era mais bem humorado, mas levou um pouco mais a sério os probleminhas q o hospital achou q meu filho tinha. (Disseram q ele tinha hipotonia, que é ser mais molinho, sem muita atividade. Ele realmente sempre foi um bb bem calmo, mas mamava bem e ficava acordado o esperado para sua idade. E não fim não tinha nada disso). Enfim, ele pediu q voltassemos na semana seguinte.
A consulta custava 260,00 reais, porém os retornos não eram pagos (ainda bem).

Foi aí q a coisa começou  a enrolar. Eu devia ter prestado atenção. Quando pesei meu bb no primeiro pediatra deu um valor e no dia seguinte, deu outro valor, mas próximo. Só q na semana seguinte voltei no segundo pediatra e na pesagem meu filho havia engordado apenas 80g!

Me lembro q fiquei em choque! Nem ouvi mais o q o médico falou! Ele mamava bem e meu seio vazava se tanto leite! Como seria possível?? Bem ele disse q poderia ser pouco leite, ou uma infecção urinária (q eu levei pra fazer o exame e não tinha), ou era o biotipo dele ser mais magrinho.

Lembro q cheguei em casa, fui dar mamar e chorei, chorei muito em cima do meu filho!

Cinco dias depois tinha consulta com um terceiro pediatra, esse atendia meu convênio. Nisso eu já tinha complementado umas 3 vezes naqueles cinco dias, achando q eu não tinha leite.

Bem, na consulta o meu bb tinha engordado 500g! A diferença era gritante. Certamente ele não engordou 420g em cinco dias! Então perguntei ao médico da pesagem e disse q em outro pediatra o valor era bem menor! Ele me perguntou qual era o tipo da balança do outro médico. Digital. Ele então explicou q a balança digital pode dar erro, pois depende do modo q a criança é colocada muda o valor. E ele utiliza uma balança mecânica. Ele disse q de jeito nenhum meu filho pesava apenas 3,080kg. Pesava 3,500kg.

Gostei bastante do médico. Médico antigo, conhecido, cheio de gente, bastante seguro de si. E espera eu terminar de trocar o bb pra depois dar as orientações. (não fica falando enquanto vc tá ocupada!).

Mas o estrago já estava feito. Duvidei seriamente do meu leite e fiquei perdida. Sem saber em quem confiar. Voltei no segundo médico, e na pesagem (2 dias só depois de eu ter ido no terceiro) e na balança deu 3,400kg. Sinceramente, tudo muito estranho.

Em toda a consulta com esse segundo pediatra eu saia triste, preocupada. Ele falava: -"Ele tá bem, mas tá magrelinho. Tá bem mãe, mas muxinho."
Gente isso me arrazava. E adivinha o q aconteceu com o leite????!!!! Foi secando!

Q drama!

Pois bem, qdo meu bb completou 1 mês voltei no terceiro pediatra: 4kg!
Meu filho realmente não tinha nada! E nem eu! Mas agora meu leite já tinha se ido e não voltou mais! Tentei de tudo, mas não consegui.

Decidi ficar apenas com o terceiro pediatra! Lá eu senti confiança, segurança e responsabilidade do médico para com os pacientes. E o tratamento com o bb sempre com muito respeito e cuidado.

E é por isso q eu dou as dicas abaixo pra vc escolher o seu médico:


  • Se puder, escolha antes do bb nascer!
  • Veja se a balança é mecânica (mais confiável).
  • Veja se o pediatra passa o telefone celular para emergências.
  • Veja se ele ouve o coração, pesa o bb, mede a circunferência da cabeça, tórax e abdomén.
  • Veja se ele tira a fralda do bb e olha como ele está de desenvolvendo.
  • Se ele explica direito as orientações, fala com calma e segurança.
  • Se for do convênio, melhor, afinal não vai ser mais um gasto (pois criança já dá bastante), mas se vc não liga e pode pagar tudo bem.
  • Converse com as mães que estão esperando na consulta. Sonde de ele é um bom médico, como ele agiu em uma emergência, etc.
  • Veja se ele é um médico calmo e disponível. Se seu bb tiver algo, o ideal é q ele peça pra vc levar num encaixe pra ele ver, e não mandar pro hospital por qualquer coisa, mas realmente for necessário.
  • E principalmente: siga seu instinto!!!! Se vc não for com a cara do pediatra, procure outro!!!


Espero ter ajudado!!!

MM

PS: deixe seu comentário sobre o blog!!! thanks!

Nenhum comentário:

Postar um comentário